Como desenvolver uma cultura de inovação dentro de uma empresa em tempos de crise
oinaime • May 11, 2020
Os tempos de crise colocam nossos valores à prova. Desenvolver uma cultura de inovação é necessário para sobreviver no mercado atual. Veja como.
Inovar é necessário para manter a competitividade no mercado atual. Em tempos de crise, o apelo pela inovação é ainda maior, pois empresários e empregados precisam arranjar novas maneiras de se comunicar com seus clientes e de oferecer seus produtos ou serviços.
No entanto, a cultura de inovação não é algo que se desenvolve da noite para o dia
. É necessário um processo bem determinado para que isso aconteça. Algumas empresas modernas, principalmente as startups, já nascem com inovação no DNA, porém na maioria e principalmente nas mais tradicionais condutas precisam ser ajustadas para que se crie um ambiente inovador de verdade e, em tempos de crise, é quando prova-se definitivamente essa cultura.
Por que é necessário inovar em tempos de crise?
Nas crises, mudam-se as condutas de consumo, tanto de produtos e serviços quanto de informação - a principal moeda do século
. Com isso, quem não se adaptar à nova realidade, flexibilizando políticas internas para atender ou se comunicar com seus clientes, sofrerá um impacto ainda maior. A crise exige adaptação de todos e inovação por parte das empresas.
Como se cria uma cultura de inovação?
Uma cultura leva tempo para se estabelecer, bem como o próprio processo de inovação: eles devem ser pensados, viabilizados, testados e validados. É muito importante salientar que uma cultura de inovação ou a cultura organizacional geral, não se cria através de um manifesto,
mas são as atitudes internas que devem estar representadas nas normas escritas consolidadas. O que queremos dizer é que não basta haver um conjunto de ‘normas’ ou ‘condutas’ a serem seguidas, mas que as atitudes devem primeiramente refletir isso.
Para ajudar você nesse processo, vamos elencar algumas das atitudes de empresas com cultura de inovação.
Fortalecimento do propósito
Qual o propósito principal da sua empresa? Para o que ela deseja servir e ser reconhecida?
Esses valores devem estar muito bem esclarecidos para todos que trabalham no ambiente. Esse fortalecimento gera engajamento interno para com todos aqueles que se alinham com esse propósito. A necessidade de pertencimento é fundamental para o ser humano conseguir se engajar e pensar em soluções que atendam a esse propósito.
Estímulo para a criatividade e autonomia
Não adianta querer implementar uma cultura de inovação se todos os processos criativos e inovativos são cerceados por uma série de entraves burocráticos ou ideológicos. O seu time deve ser estimulado a criar, mas para que ele se sinta à vontade com isso, deve haver autonomia. A maior reclamação de pessoas criativas em ambientes de trabalho está justamente na falta de autonomia.
Lembre-se que, em uma crise, os testes são necessários. Então, dê liberdade para o seu time e crie oportunidades para revisão de processos e questionamentos de protocolos rígidos.
Foco na empatia de forma interna e externa
O momento é de empatia e solidariedade. Temos de pensar na coletividade para conseguirmos superar este momento. De que forma posso ajudar o outro?
Seja com uma ação ou uma palavra, existe uma boa forma de praticar a empatia internamente com o seu time e o seu cliente. As comunicações precisam ser acolhedoras, pois é um momento de grande estresse mundial e sem precedentes nos últimos 100 anos. É um excelente momento para manter os ouvidos atentos e praticar a empatia.
Cultura do erro e aceitação do risco
Reconhecer as boas ideias e proporcionar o ambiente e ferramentas necessárias para que elas se desenvolvam
é a base mas aceitar o risco que mesmo as melhores ideias podem não validarem ou que erros acontecerão no processo é o que dará oxigênio e vida à cultura de inovação. Lembre-se que inovação é funil. Que quanto mais ideias e soluções forem testadas maior a probabilidade de sucesso. Mas que este caminho envolve a aceitação que várias também não chegarão a implementação. Isto não significa cultivar o erro, mas sim valorizar os erros novos.
Criar uma cultura de inovação é um processo
Como já destacamos, são as ações e processos que formam uma cultura e este valor cultural deve sempre ser revisto, afinal, inovar é justamente sobre pensar em novas formas de ação para resultados otimizados. Vale salientar que o foco central de uma cultura são as pessoas e elas são necessárias para que a manutenção dos processos seja realizada.
Respeito, reconhecimento, empatia, incentivo e fator humano são as palavras-chave para que a cultura se fortaleça
. Então, reflita: o que você tem feito na sua empresa em relação a esses pontos principais? Puxe o seu time e construam juntos esses valores, com equidade no diálogo e incentivo para ação.

Try working on a big problem in your life or in your company or organization in the future as you think about innovation. Then, consider how you can make a difference to over one billion people. It's impossible to innovate without passion. Discover the 20 greatest innovators and the soft skills you need to achieve your goals.